Um app que será o seu Álibi

4.621 visualizações.

Sabe aquela situação em que você pensa: Deveria ter gravado o que ele(a) disse!

Você, que utiliza um dispositivo Android, já tem esta opção. Álibi é um app que, ininterruptamente, grava a última hora de dados de áudio, vídeo e localização. Dependendo do aparelho, ele capta a conversa mesmo que esteja guardado no bolso ou mochila. É a sua “caixa-preta” pessoal.

Segundo seu criador, Ryan Saleh, em entrevista realizada à cbcradio.ca, O Álibi é o DVR (Digital Video Recorder) da vida real.

imagem-alibi app

 

Um app que muda a dinâmica da vigilância

Estamos acostumados a entrar em lojas, bancos e escritórios e encontrarmos aquele velho aviso padrão de que estamos sendo filmados e monitorados. Uma ação comum para segurança do local.

sorria voce esta sendo filmado

O ponto de referência pode mudar, a partir do momento em que não somos apenas observados, e passamos, também, a monitorar as atitudes que ocorrem conosco no dia-a-dia. O que não estava, anteriormente, ao nosso alcance.

 

O fator privacidade.

O aplicativo é uma realidade. Mais uma vez a tecnologia é utilizada para  potencializar o comportamento humano. Toda vez que você entra em um local público ou propriedade privada, você está exposto.

O que dizer então das notícias e indícios de monitoramento de e-mails, pesquisas, conversas em chats e, talvez, até desde artigo. Temos cidades inteiras sendo monitoradas e agora este poder está nas mãos das pessoas. Basta possuir um Smartphone.

Como a utilização de um app como este poderia afetar na incidência de Danos Morais nas empresas ou abuso de poder de autoridades públicas? Já passamos ou conhecemos alguém que passou por alguma situação como estas acima.

No que se refere a interação entre pessoas, tratamos de um ponto extremamente delicado. Não defendo a invasão da privacidade. O que desejo é propor o debate. Controvérsias a parte, vale a reflexão pois esta evolução na exposição ainda não chegou ao fim e, COMO vamos nos comportar nesta nova realidade é o que irá fazer toda a diferença.

Deixe uma resposta

4.622 visualizações